Publicado por: Bruno Garcia | 09/09/2009

Virtuisk e a Viagem Errada

É impossível fazer com que o Virtuisk conte exatamente a mesma história duas vezes. Como eles vieram parar aqui é pra mim uma das mais divertidas que conheço. Tentarei montar de uma maneira que faça sentido.

Como isso foi ocorrer é ainda um mistério total e completo, mas o que eu sei é que João, Jorge e Jonas se encontraram pela primeira vez num barzinho em Israel pra uma Jam. Eles não se conheciam, mas já tocavam por aí e ouviram falar dessa jam aberta, decidiram participar e lá se conheceram.

Bem, era manhã quando eles começaram a cair exaustos por ali, em mesas. Então ouviram a melhor idéia da noite: Dali sairia a sessão de metais de uma Big Band que percorreria EUA, Israel, Europa. O Vituisk se formara quase sem querer, pois os três estavam dentro da big band.

Aqui as coisas pioram: Eu não sei quantos shows eles fizeram juntos, se é que fizeram algum, e se eles houveram, também é impossível precisar onde e quando eles ocorreram. De alguma forma, no entanto, eles foram parar no Kingston, Limeira, ao invés de Kingston, Jamaica.

Por favor, não me pergunte como. Eu juro que tentei entender, mas absolutamente nenhum deles faz sentido quando conta.

Por algum motivo quando chegaram ao Kingston os três estavam sem documentos, sem passaportes, sem nada a não ser seus ternos desalinhados e seus instrumentos. E decidiram ficar por ali. Simples assim:

Tocavam algumas noites por semana, e comandavam as noites de palco livre. Em uma das vezes que fomos lá os conhecemos, chegamos a fazer algumas jams com eles. Por isso lembramos deles tão rapido quando percebemos que o coletivo estava se formando: Eram a escolha perfeita pra operar os sopros.

Onde?

Kingston.. Knaw? Kingston.

(O menor, ruivo, gesticulava como se tocasse trompete na minha frente, os outros dois já tiravam o sax e o trombone de suas cases)

Sim, Kingston. But Kingston is on Jamaica. We’re in Brasil.

Ow… Well… Yahh… Ya Knaw, salt american all look like ta me.

(Porque eu fui perguntar de novo? Por que? Por que?)

Ok. Shall we play?

We shall.

Deixe um comentário

Categorias

