Publicado por: ricardolupe | 10/08/2009

Lisbella – A flor da guerra

Em um dos seus lugares favoritos, a mesa do bar, foi onde eu conheci melhor a bela filha de Oyá.

Uma moça que derrama sua beleza enquanto enche o copo, mas que mostra seu verdadeiro valor quando se levanta da mesa cambaleando e segue a lutar, sem nunca cair, nessa guerra diária e cruel que chamamos de vida. E eu não esperaria outra coisa, quem está por ela adora uma boa batalha e bate forte.

Descubro que ela é percussionista e isso explica o constante batuque nas pernas ou na mesa, batuque que mesmo sem perceber, eu acompanhava. É então que com uma sinceridade que eu presenciei poucas vezes na vida que ela diz:

Sentando a mão no couro foi que viveram meus antepassados. Felizes na mãe África, ou escravos na madrasta América. E assim sou eu, toco pra celebrar a felicidade e também para contemplar a tristeza. Acaricio peles e pratos quando alguém precisa de mim e bato até rasgar a pele, do tambor ou a minha, o que vier por último, quando fico puta.

É assim que Lisbella é, e é por isso que Lisbella toca. O impressionante é que ela não precisa dizer nada disso. Seu olhar entrega aos mais atentos a pessoa forte que ela é. Suas mãos carregam uma espada cada. A primeira terracota de sua mãe, a segunda azul de seu pai.

Sabe… eu tinha uma banda que tinha o mesmo nome que você.

Bacana. Você toca ainda?

Toco, sim. Mas o Lisbella acabou, agora a gente ta montando o Cefalofalante. Você podia fazer um som com a gente qualquer dia desses.

Certeza, vamos combinar. Mais uma breja?

Deixe um comentário

Categorias

